• contato@karinfranca.com

O Repolho e suas propriedades medicinais.

O Repolho e suas propriedades medicinais.

repolho

O repolho encerra excelente propriedades medicinais e nutritivas. O repolho poderia ser na terapêutica o que o pão é na alimentação. Como as couves, é um dos poucos vegetais que encerram arsênicos. Recomenda-se por essa razão na tuberculose.

Pode-se fazer cataplasma de repolho aplicadas à garganta, em casos de afonia, particularmente entre os cantores e professores. O repolho goza de propriedades alcalinizastes e é essencialmente rico em vitaminas e em sais minerais, especialmente potássio, cálcio, fósforo e ferro, por isso constitui um bom remédio para os desnutridos, anêmicos e debilitados em geral.

A forma mais recomendável de comer o repolho, especialmente quando se têm em vista efeitos curativos, é cru, picado bem fino, em salada, com suco de limão. A água do repolho é ótima para curar as enfermidades do estômago, as úlceras internas, as hemorroidas e o alcoolismo, nesses casos toma-se uma colher de hora em hora. Convém renovar sempre está água.

O suco do repolho, aplicado ao couro cabeludo, atua, beneficamente, estimulando o crescimento do cabelo. Aplica-se, em fricções duas vezes por dia.

Cru, em forma de salada, ou refogado, ou na sopa, ou preparado com leite, ou servido de outro modo, o repolho deve fazer parte da nossa alimentação. O repolho é, às vezes, apontado como indigesto. De fato, especialmente quando cozido, esse vegetal permanece no estômago mais tempo que outras hortaliças.

Karin França

2 pensamentos sobre “O Repolho e suas propriedades medicinais.

ToniPublicado em  11:31 am - jul 4, 2014

Mto bom. Meu coelho comia mto.

Deixe uma resposta