Obsessão Infinita – Passeio cultural no Rio de Janeiro

yayoikusama

 

   O Rio de Janeiro não é só praia, tem ótimas opções culturais, uma deles é o Centro Cultural Banco do Brasil, localizado no Centro do Rio. Sempre com ótimas exposições, o CCBB, conta com biblioteca, livraria e teatro. Dei uma passada esse fim de semana para ver a exposição Obsessão Infinita, da artista Yayoi Kusama. Cheguei e tive que entrar na fila que já estava na rua, coisa que achei legal pra um domingo à tarde, prova que ainda existe carioca que gosta de cultura. Bom, essa fila era pra ganhar um papel que te dava direito a entrar na primeira sala da exposição.

 

obsessaoinfinita

 

 

    Deixa eu contar um pouco sobre a artista, ela nasceu em Matsumoto, Japão, em 1929 e começou a fazer obras nos anos 40 e deu início a série “Redes Infinitas” no final dos anos 50, as obras dessa série se sobressaem pela repetição. Você pode notar nessa exposição muitos objetos e pinturas em formato de falos, ela explica o porque: “Artistas não costumam expressar seus próprios complexos psicológicos diretamente, mas eu adoro meus complexos e medos como temas. Fico aterrorizada só de pensar que algo longo e feio como um falo me penetre, e é por este motivo que construo tantos falos…” . Kusama vive desde 1977 , voluntariamente em uma instituição psiquiátrica.

   O nome dessa obra é Espetáculo de mil botes.

espetaculodemilbotes

   Para essa tinha fila pra entrar e podia tirar foto, era uma sala com espelhos e vários falos, tipo uma almofadinha, se chamava Sala de espelhos infinitos – Campo de falos.

campodefalor

   A minha sala favorita, também tinha espelho, era tipo um labirinto escuro, com várias luzes que mudavam de cor, era a Sala de espelhos infinitos – Cheia com o brilho da vida, é simplesmente lindo.

20131110_184604

   Essa sala, era bem escura com uns móveis e umas bolas fluorescentes coladas, as bolinhas são outra marca registrada da artista. Dá um efeito bem legal.

pontosflorescentes

   Outra sala que tem fila e bolas , você ganha uma cartela com adesivos pra colar em você, nos móveis e paredes. Todo mundo se diverte.

saladepontos

   No hall da famosa cúpula do CCBB, tem umas enormes bolas de ar, que ninguém resiste e tira fotos, existem outras salas com fotos e quadros da Yayoi Kusama, mas não é permitido tirar fotos. Fiz um vídeo com imagens do que podia ser filmado e tentei registrar um pouquinho da exposição que agrada a família toda.

   Recomendo passeios ao Centro Cultural Banco do Brasil e não deixe de visitar essa exposição, que fica no CCBB  até 20 de janeiro de 2014.

ccbb

 

 

 

 

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *